Pesquisa
insira o termo que procura na caixa de pesquisa
Cursos de música

CURSOS |

O Conservatório de Música D. Dinis é uma escola de música com Alvará emitido pelo Ministério da Educação, possuindo autonomia pedagógica, pelo que os cursos nele lecionados são reconhecidos oficialmente.

É uma escola que se dedica ao ensino da música, dirigida a todos os alunos que se enquadram, tanto numa perspetiva vocacional como simplesmente num complemento formativo ou desenvolvimento das suas capacidades musicais.

A formação adquirida, a par com a conclusão do 12º ano, permite o acesso aos Cursos Superiores de Música, Musicologia ou Pedagogia Musical e conferindo uma habilitação e desenvolvimento que permite a inserção no mercado de trabalho.

 

CursosLecionados
Clarinete Percussão  Violino
Flauta Transversal Bateria Violoncelo
Fagote*   Viola d'Arco ou Violeta
Oboé Piano Contrabaixo
Saxofone Acordeão   
Trombone   Formação Musical
Trompete  Guitarra (Viola dedilhada)  
Trompa *    

 * Fagote e Trompa, Curso de instrumento com abertura prevista para o ano letivo 2017-18

Estrutura dos cursos
Cursos Regime Escolaridade
Iniciação Pré - Iniciação J.I.
Iniciação Musical 1º ao 4º ano
Curso Básico de Música
(1º ao 5º Grau)
Regime Articulado 5º ao 9º ano
Regime Supletivo
Curso Secundário de Música
(6º ao 8º Grau)
Regime Articulado 10º a 12º ano
Regime Supletivo

 


REGIMES |

Curso Básico - Regime Articulado


(Portaria n.º 225/2012 de 30 Julho)


Podem ser inscritos os alunos que ingressem no 5º ano de escolaridade de escolas regulares de referência e se matriculem no 1º ano/grau das disciplinas de formação vocacional constantes do respetivo plano de estudos.

Entende-se por escolas de referência, as escolas públicas do ensino regular que tenham protocolos para formação de turmas com alunos do ensino especializado de música que frequentam no Conservatório de Música D. Dinis a componente especializada do currículo (Instrumento).


Curso Secundário - Regime Articulado

(Portaria n.º 243-B/2012 de 13 Agosto)

O acesso aos Cursos Secundários/Complementares de Música faz-se mediante a realização de uma prova de acesso. Os alunos aprovados na referida prova podem ser admitidos desde que se encontrem numa das seguintes condições:

a)Tenham completado os respetivos Cursos Básicos de Música

b) Não tendo completado um curso básico de música, possuam a habilitação do 9º ano de escolaridade ou equivalente.

Os alunos que sejam admitidos em cursos secundários de Música, devem matricular-se em todas as disciplinas dos respetivos planos de estudo.

Podem ser admitidos alunos em qualquer dos anos dos cursos secundários de Música em regime articulado desde que o ano/grau de todas as disciplinas vocacionais frequentadas seja correspondente ou mais avançado relativamente ao ano de escolaridade que frequentam na escola de ensino regular.


Curso Básico - Regime Supletivo


Podem ser inscritos os alunos das escolas privadas ou de escolas públicas que não sejam de referência, que se encontrem matriculados no ensino básico ou num curso do ensino secundário desde que o desfasamento entre o ano de escolaridade que frequentam nesse curso e o ano/grau de qualquer disciplina constante do plano de estudos do curso especializado da música, não seja superior a dois anos.

Os alunos que se matriculam no curso de música em regime supletivo têm de frequentar obrigatóriamente todas as disciplinas da área do ensino especializado da música do plano de estudos aplicável.


Curso Secundário - Regime Supletivo


O acesso aos Cursos Secundários de Música faz-se mediante a realização de uma prova de acesso.´

Os alunos aprovados na referida prova podem ser admitidos desde que não possuam mais de 18 anos e que se encontrem matriculados noutro curso do ensino secundário ou num curso do ensino básico, desde que o desfasamento entre o ano de escolaridade que frequentam nesse curso e o ano/grau de qualquer disciplina constante do plano de estudos do curso especializado da música não seja superior a dois anos.

Ligações
Newsletter
Receba notícias nossas em primeira mão assine a nossa newsletter.
Insira o seu Endereço de Email
Newsletter Conservatório D.Dinis
Contacto
  • Tel: 939 375 774
    Fax: 219 386 979
  • Telemóvel:
    939 375 774
  • Email:geral@conservatorio-dinis.pt
Sensorial