Ação pedagógica e concerto do GMCL

No próximo sábado, dia 10 de março, o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa vai realizar uma ação pedagógica das 14h às 16h para os alunos a partir do 4º grau e secundário, em que vão estudar algumas partituras usadas pelo grupo e tocar com o mesmo.

O objetivo, sendo esta com certeza uma primeira abordagem de performance de música contemporânea para muitos dos alunos envolvidos, é que seja uma experiência altamente enriquecedora para todas!

Mais tarde o Grupo realizará um Concerto para o público em geral. A entrada e frequência deste Workshop é gratuita.

GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa) foi fundado na Primavera de 1970 por Jorge Peixinho com colaboração de alguns músicos portugueses, entre eles, Clotilde Rosa, Carlos Franco e António Oliveira e Silva, que desde há algum tempo trabalhavam em conjunto para a realização de uma série de concertos na Fundação Calouste Gulbenkian. A sua primeira apresentação pública teve lugar no Festival de Sintra desse mesmo ano, mantendo desde então  uma constante regularidade nas suas apresentações no País assim como a realização de diversas gravações para a Radiodifusão Portuguesa e  RTP. Logo em 1972 teve a sua primeira deslocação ao Estrangeiro, participando no Festival de Arte Contemporânea de Royan. Nos finais dos anos 70, foi-lhe atribuído um subsídio pela Secretaria de Estado da Cultura, para a realização de concertos e sessões de animação musical em várias localidades da província.

Gravou para as Tribunas Internacionais de Compositores de 1975 e 1976 as seguintes obras de Compositores portugueses: Recitativo IV de Jorge Peixinho, Momento I de Constança Capdeville, Diálogos de Filipe Pires e Encontro de Clotilde Rosa.  Colaborou também na  gravação em disco da obra CDE e Quatro Estações de Jorge Peixinho, assim como na gravação de um disco com obras de Compositoras Portuguesas. Colaborou em várias obras originais para teatro, cinema e mix-media. Paralelamente realizou outros concertos extra-festivais, colóquios e master-classes em Portugal e estrangeiro, levando a Cultura Portuguesa além fronteiras.

Em Portugal colaborou regularmente nos Encontros Gulbenkian  de Música Contemporânea, levando ao palco as últimas criações de compositores nacionais, interpretando, no entanto, também obras de Compositores das mais diversas latitudes, de acordo com os projectos específicos de cada concerto.

Em 1991 foi distinguido com a medalha de Mérito Cultural atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura.

Participou em 1998 na primeira edição do Festival Internacional de Músicas Contemporâneas, organizado pelo Teatro Nacional de S. Carlos, tendo sido dirigido por José Ramón Encinar. Ainda nesse ano gravou um CD com obras de Clotilde Rosa.

Ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, o GMCL efectuou concertos em numerosos países apresentando-se em vários Festivais de Música Contemporânea, nomeadamente em Londres, Trieste, Amsterdão, Bamberg, Bayreuth, Belo Horizonte, Bruxelas, Madrid, Nice, Roterdão, Santos, São Paulo, Sevilha, Siena, Turim, Varsóvia e Zagreb. Em Portugal, destaca-se a sua participação regular nos Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, em Lisboa, e ainda nos Festivais do Estoril e de Coimbra, Europália 91, Teatro Nacional de S. Carlos, entre outros.

Recentemente em Portugal o GMCL tem-se apresentado nas principais salas do País, como o CCB, Casa da Música e Culturgest, Serralves, São Luiz Teatro Municipal. Em 2011 o GMCL apresentou-se em Londres no Barbican Center e no Royal College of Music e ainda no festival de Música Contemporânea de Acqui Terme (Itália), em 2012 na Radio Slovenica em Ljubljana (Eslovénia), no festival TRIESTE PRIMA em Trieste (Itália), em 2013 no CHIESA MONUMENTALE DI SANTA CHIARA, CAGLIARI, Itália, em 2014 noFESTIVAL 5 GIORNATE, Milão, Itália, em 2015 na 28th MUSIC BIENNALE ZAGREB, na Croácia enoCLARINET FEST, Madrid, Espanha e em 2016 no Festival SUSA, Nasteved na Dinamarca.

A discografia do GMCL inclui diversas obras de Jorge Peixinho dirigidas pelo próprio compositor e por outros maestros. O Grupo gravou ainda obras de outros compositores portugueses, nomeadamente, também, para a Tribuna Internacional de Compositores. Colaborou ainda em várias obras originais para teatro, cinema e multimédia.

Tendo como objectivo principal divulgar obras de autores portugueses contemporâneos, com incidência na obra de Jorge Peixinho, o GMCL, apoiado pelo Ministério da Cultura, desenvolve desde 2000 um projecto de encomendas de obras a compositores e respectiva apresentação e divulgação.

Os últimos CDs do GMCL com obras de Jorge Peixinho, editados em 2006, 2010 pela editora catalã La Mà de Guido, receberam o aplauso da crítica especializada portuguesa e internacional. Em Novembro de 2012 editou o Cd “Caminhos de Orfeu” com obras encomendadas pelo GMCL ao abrigo do apoio da DGArtes pela editora catalã La Mà de Guido. Em Dezembro de 2016 editou o Cd “Jorge Peixinho”  ao abrigo do apoio da DGArtes pela editora catalã La Mà de Guido.

Programa:

Canto da Sibila                        Jorge Peixinho

Cl, Multipercussões e Piano

Remake                                   Jorge Peixinho
              Fl, Hp, Piano, Vc

Leves véus velam
                     Jorge Peixinho
Voz,Fl, marimba, harpa, vla

Canto Solar                               Clotilde Rosa
               Cl e Trio de Cordas

Menino e Moço                        Clotilde Rosa
         Voz,Fl, Cl, Percussão, Harpa, Piano, Vln, Vla, Vlc