Pesquisa
insira o termo que procura na caixa de pesquisa
Candidaturas 5º ano/1º grau 2021-22
De 15 de abril a 15 junho, decorre o prazo para entrega das candidaturas às turmas de música do 5º ano em Regime Articulado de frequência gratuita, com comparticipação financeira por parte do Ministério da Educação. A entrada nestas turmas está sujeita a Prova de seleção e ao nº de vagas existentes para cada instrumento.

 

Regulamento da Prova de Seleção para o ano letivo 2021-22

Regime Articulado – Frequência gratuita com financiamento a 100% pelo Ministério da Educação

É destinado a alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade em Agrupamentos com turmas prioritariamente constituídas por alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música, em que estudam um instrumento musical no âmbito do Ensino Artístico Especializado (EAE). Segundo o nº 2 do Art. 46º da Portaria n.º 223-A de 3 agosto 2018, quando são esgotadas todas as hipóteses de constituição de turmas, os alunos matriculados nos Cursos Básicos de Música em regime articulado podem integrar outras turmas não exclusivamente constituídas por alunos do ensino artístico especializado, devendo, nesse caso, frequentar as disciplinas comuns das áreas disciplinares não vocacionais com a carga letiva adotada pela escola de ensino geral.

Para admissão à frequência dos Cursos Básicos de Música é realizada uma prova de seleção aplicada pelo estabelecimento de ensino responsável pela componente de formação vocacional (Conservatório D.Dinis). O resultado obtido nesta prova tem carácter eliminatório, e o modelo da prova de seleção e as regras da sua aplicação são aprovados e divulgados pela ANQEP,I. P.

A data para a realização desta prova será marcada entre os dias 12 e 17 de julho. Esta marcação é realizada pela secretaria do Conservatório através do contacto telefónico disponibilizado aquando do preenchimento da candidatura.

1 – Candidatos externos

Todos os candidatos ao 1º grau do Curso básico de música em regime articulado/5ºano de escolaridade, a turmas de música em escolas de referência, terão de realizar uma prova de seleção que permitirá identificar algumas aptidões necessárias à aprendizagem da música no contexto do ensino artístico especializado, onde serão avaliados, entre outros:

  • O ouvido musical;
  • A coordenação motora/adaptação ao instrumento;
  • A capacidade de reprodução de padrões rítmicos e melódicos.

Esta prova é composta por:

  • Teste de Formação Musical
  • Teste de instrumento (com conhecimentos ou sem conhecimentos)

 a) A realização desta prova está condicionada à situação epidemiológica na altura da realização da mesma e às diretrizes emanadas pelo Ministério da Educação a esse respeito. No caso de não ser possível a sua realização presencial ela será realizada online através da plataforma ZOOM.

b) A prova tem carácter eliminatório. Com classificação abaixo de 50% o candidato não é admitido.

c) A não realização desta prova de seleção eliminará de imediato o candidato.

d) A não realização da prova por motivos excecionais, devidamente comprovados, poderá dar lugar a marcação de nova prova após apresentação de justificação de falta telefonicamente ou por e-mail, a ser entregue no prazo máximo de dois dias úteis após a ocorrência, e com aceitação da mesma pela Direção Pedagógica

e) A prova será avaliada por um júri, formado por professores da escola, a quem competirá a atribuição da respetiva classificação tanto na Formação Musical como no Instrumento.

f)Quando estiverem realizados os testes de todos os inscritos, serão afixadas as listas dos candidatos admitidos para as vagas existentes e contactados telefonicamente ou por email para procederem à sua inscrição definitiva no curso de música.

g)Os candidatos aptos, mas não admitidos por insuficiência de vagas serão chamados, por ordem decrescente de classificação obtida na prova de seleção, em caso de não efetivação de matrícula ou em caso de desistência de algum aluno já admitido.

h)Os candidatos serão ordenados por ordem decrescente da classificação final obtida nos 2 testes e, por essa ordem, poderão escolher os instrumentos até serem preenchidas as vagas existentes para os mesmos.

i)Um candidato apto que não tenha vaga no instrumento que pretende ficará em lista de espera para o mesmo, ou poderá candidatar-se a uma das vagas ainda disponíveis de outro instrumento.           

2- Candidatos internos (frequentaram o CMDD em 20-21)

a) Os alunos do 4º ano de Iniciação Musical que frequentam o Conservatório e que pretendam candidatar-se às turmas de referência, não precisam de realizar a prova de seleção, mas terão de adquirir na avaliação interna do final do 2º semestre uma classificação qualitativa mínima de SATISFAZ a todas as disciplinas do Plano de Estudos da Iniciação Musical.

b) Os alunos internos que na avaliação do instrumento obtenham uma classificação de BOM ou MUITO BOM serão integrados de imediato na turma da música da escola de referência a que se candidatam desde que preencham todos os requisitos exigidos pelo respetivo Agrupamento.

c) Se o aluno pretender mudar de instrumento, deverá realizar apenas o Teste de Seleção do Instrumento que pretende frequentar e ficará sujeito à seriação com os candidatos externos.

           As candidaturas dos alunos externos realizam-se online através do link: 

             https://secretaria.musasoftware.com/candidatoscmdd

 

Em caso de dificuldade ou dúvida, poderá contactar os serviços de secretaria para o TM 939 375 774 ou para o tel. 219 375 774 (2ª a 6ª das 9h30 ás 19h00)

Os candidatos podem consultar "OS NOSSOS INSTRUMENTOS"no facebook oficial do Conservatório. Ali são apresentados pequenos vídeos realizados por alguns dos nossos professores, proporcionando a audição de pequenas peças e uma abordagem simples da história e funcionamento de cada instrumento. Desta forma, e pela impossibilidade de realizarmos os concertos didáticos habituais, os candidatos poderão basear a sua escolha do instrumento uma forma mais consistente.

https://www.facebook.com/conservatoriodinis

 

Disciplinas

Local

Formação Musical

EB 2,3 ou CMDD a)

Classe de Conjunto (coro ou orquestra)

EB 2,3 ou CMDD a)

Instrumento

Conservatório Música D.Dinis  b)

 

 

 

 

a)Disciplinas lecionadas na EB quando existe turma completa ou quando haja um mínimo de 10 alunos numa turma, aprovados para o estudo da música em regime articulado 

b)Disciplina lecionada sempre nas instalações do CMDD

 

Cursos de instrumento lecionados no Conservatório de Música D. Dinis

Contrabaixo

Clarinete

Acordeão

Violino

Flauta Transversal

 

Violoncelo

Fagote

Piano

Viola d’arco (Violeta)

Oboé

 

 

Saxofone

Bateria/ Percussão

Guitarra (Viola dedilhada)

Trombone

 

 

Trompete

 

 

Trompa

 

 

 
Ligações
Newsletter
Receba notícias nossas em primeira mão assine a nossa newsletter.
Insira o seu Endereço de Email
Newsletter Conservatório D.Dinis
Contacto
  • Tel: 939 375 774
    Fax: 219 386 979
  • Telemóvel:
    939 375 774
  • Email:geral@conservatorio-dinis.pt
Sensorial