No dia 22 de abril às 18h30 no auditório do CMDD, teremos um recital de Piano do nosso ex-aluno Luís Ribeiro.
Jovem pianista e estudante de música em Inglaterra, dedicado à pesquisa, performance, pedagogia e sustentabilidade humana, com projetos inovadores em desenvolvimento.
Natural de Lisboa, Portugal, Luis Ribeiro iniciou o seu percurso musical com 12 anos, no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, com o professor Pedro Vasconcelos. Três anos depois, realizou o seu primeiro recital a solo e foi admitido na Escola Profissional da Metropolitana (EPM), na classe da professora Isa Antunes.
Aos 16 anos, apresentou-se pela primeira vez como solista com a Orquestra Clássica da Metropolitana, após vencer o concurso Jovem Solista EPM/Prémio INATEL 2023. Também foi laureado no XIII Concurso Jovem Talento de Sardoal 2023 e no IV Concurso de Piano de Oeiras, em 2022. Em 2024, foi finalista das bolsas da Yamaha Music Europe Foundation (YMEF), premiado no Concurso de Música de Câmara ANSO/INATEL e conquistou o primeiro lugar no Concurso de Música de Câmara da EPM. Em 2025, obteve o primeiro lugar no concurso regional da EPTA UK.
Durante a sua formação, participou em diversas masterclasses e cursos de verão, como a Semana Internacional de piano de Óbidos e a Chetham’s International Piano Summer School, em Manchester. Teve aulas com diversos pedagogos e pianistas de renome nacional e internacional, incluindo Gordon-Fergus Thompson, Dina Parakina, Stephen Hough, James Giles, Eugen Indjic, Mirta Herrera, Vyacheslav Sidorenko, António Rosado, entre outros. Recebeu também orientação especial dos pianistas Luísa Tender e Paulo Oliveira.
No seu último ano na EPM, realizou um inovador projeto final sobre a Vida e Obra de Sergei Bortkiewicz, recebendo a nota máxima e um reconhecimento especial pelo contributo dado à escola. Atualmente, estuda com Murray McLachlan na Royal Northern College of Music (RNCM), em Manchester, com uma bolsa do programa Educar para o Futuro, da empresa Quilaban.