Candidaturas ao 5ºano em Regime articulado

Data de Publicação: 27/02/2024

Candidaturas para as Provas de Seleção para o ano letivo 2024-25 (5ºano/1ºgrau regime articulado)

De 1 de março a 30 de abril, estão abertas as candidaturas para as provas destinadas aos alunos que ingressam no 5º ano de escolaridade, em Agrupamentos* com turmas prioritariamente constituídas por alunos que frequentam os Cursos Básicos de Música - Regime Articulado, em que estudam um instrumento musical no âmbito do Ensino Artístico Especializado (EAE).  O número de vagas é limitado e decorre do concurso realizado pelo Ministério da Educação. A frequência é gratuita.

Quando são esgotadas todas as hipóteses de constituição de turmas, os alunos matriculados nos Cursos Básicos de Música em regime articulado podem integrar outras turmas não exclusivamente constituídas por alunos do ensino artístico especializado, devendo, nesse caso, frequentar as disciplinas comuns das áreas disciplinares não vocacionais com a carga letiva adotada pela escola de ensino geral.

Para admissão à frequência dos Cursos Básicos de Música é realizada uma prova de seleção aplicada pelo estabelecimento de ensino responsável pela componente de formação vocacional (Conservatório de Música D. Dinis - CMDD). O resultado obtido nesta prova tem carácter eliminatório e o modelo da prova de seleção e as regras da sua aplicação são aprovados e divulgados pela ANQEP,I. P.

As datas para a realização das provas de formação musical e das entrevistas com os encarregados de educação estão previstas para a 1ª e 2ª semana de maio, as provas de instrumento para o mês de junho. A marcação é realizada pela secretaria do Conservatório através do contacto telefónico disponibilizado pelo encarregado de educação aquando do preenchimento da candidatura. A falta à prova implica exclusão imediata da atribuição de vaga no Regime Articulado. A escolha do instrumento está sujeita ao resultado obtido na prova de seleção e ao nº de vagas no mesmo.

Para as candidaturas online  CLIQUE AQUI

Agrupamentos com protocolo com o Conservatório para o EAE

Agrupamento de Escolas Vasco Santana - Ramada, EB Vasco Santana

Agrupamento de Escolas Sudoeste de Odivelas - Odivelas, EB António Gedeão